Conceito de formar
campeões para a vida

O conceito “Formar Campeões para a Vida” traduz-se na formação global de cidadãos fornecendo-lhes as valias que lhes permitam atingir os seus objetivos pessoais, sendo que neste processo, pretende-se que os indivíduos se consciencializem que o seu sucesso individual é indissociável do bem-estar dos demais e da sociedade em seu redor.

É indispensável que, neste percurso, o indivíduo aprofunde o seu autoconhecimento através do treino e prática quotidiana de um vasto leque de atividades (desportivas, artísticas, de solidariedade social, formação profissional) tomando consciência assim dos obstáculos que necessita de ultrapassar, para se poder superar e atingir os objetivos delineados.

No final deste processo pretende-se então que o indivíduo partilhe, com a sociedade envolvente, algumas das experiências e conhecimento que adquiriu contribuindo para um desenvolvimento integral. Dessa forma, os valores e princípios transmitidos no projeto são adquiridos não só pelas crianças e jovens, mas também pelas suas famílias.

Por seu turno, a nossa modalidade central, o Judo, que é recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e jovens, oferece benefícios claros de integração física e social para crianças e jovens, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social integrado.

Esta modalidade é, do ponto de vista físico e psíquico, uma excelente escola para o desenvolvimento da atenção, concentração e reflexão mental. Desenvolve, na criança, uma noção de respeito por si própria e pelos outros. É uma atividade de exceção para crianças tímidas pela estreita relação que possibilita com os colegas, e para crianças que tenham um comportamento mais agressivo é um ótimo veículo de controlo dessa postura, possibilitando a essas crianças expressarem a sua agressividade através do seu próprio corpo, ajudando no equilíbrio diário da sua personalidade.